sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

RESULTADOS DAS NOSSAS SELEÇÕES DE BASQUETE EM CADEIRA DE RODAS NOS ÚLTIMOS 15 ANOS

Resultado de imagem para PODIO VAZIO

Apaixonados pelo Basquete em Cadeiras de Rodas de nosso país,



Preparei 3 quadros que demonstram os resultados de nossas Seleções de Basquete em Cadeira de Rodas. São resultados das Paralimpíadas, Campeonatos Mundias adultos e Sub 23..


Primeiramente quero fazer algumas breves considerações:



  • Vínhamos tendo uma evolução nos resultados da Seleção Feminina. O resultado das meninas é de se destacar..embora vemos que tivemos uma piora de 2012 para 2014, quando caímos do 9ª para o 11ª lugar no Mundial do Canadá. Gostaria de destacar duas situações que entendo que contribuíram para a evolução dos resultados do Feminino.. Primeiro o grande trabalho desenvolvido pelo Professor Wilson Caju com sua equipes femininas no Pará... Segundo entendo que a participação das equipes femininas nos campeonatos masculinos ajudou a melhorar a competitividade das nossas meninas. Se por um lado acabava "tirando" o lugar de uma equipe masculina, por outro fez com que as equipes femininas pudessem evoluir na competitividade de suas jogadoras..Lembro que as Meninas do Alls Star Girls eram a 7 equipe da 1ª divisão quando foram excluídas das competições masculinas. 

  • A Seleção Masculina , após 2009, de lá para cá, não conseguiu se classificar para nenhuma das principais competições internacionais, isto é...mesmo com o crescimento do número de Seleções participantes do último Mundial, na Korea, o número de Seleções saiu de 12 para 16 Países. Cabe ressaltar também (o que pode ser visto claramente no gráfico dos resultados), nossa Seleção masculina vinha participando , desde 2002, em todos as competições internacionais, apresentando um curva, lenta mais progressiva de melhoras, alcançamos em dois eventos seguidos o 10º lugar, fomos para 9º em 2006 e chegamos ao nosso melhor resultados em Paralimpíadas em Pequim, quando ficamos em 8º lugar.
  • O que mais me preocupa está no gráfico de resultados das Seleções Sub 23. Vemos que o Brasil, que havia conquistado um excelente 2º lugar no Mundial de Blumenau em 2001. Posteriormente fomos duas vezes 7º lugares, em 2005 e depois em 2009. Mas após isso "passamos em branco" e não fomos ao Mundial da Turquia em 2013. Estou convencido de que este retrato da SUB 23 reflete a realidade do baixo investimento nas categorias de base, pois se por um lado afeta o resultado as Seleções de novos, pelo outro lado "mina" o processo de renovação e de evolução das Seleções Principais, que como dito anteriormente já está fora das competições há oito anos.
Sabemos que com a Paraolimpíada acontecendo no  Brasil nós já estamos classificados, tanto no MASCULINO , quanto no FEMININO, o que na prática não garante os resultados que todos nós queremos e torcemos, até por que os quadros abaixo mostrem que , aparentemente, não estamos no caminho certo.

Faça você também sua avaliação. Vamos continuar na torcida , principalmente por MUDANÇAS DE RUMO!!

Vejam os dados:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por contribuir com sua opnião!!!