sábado, 2 de maio de 2015

NO CAMINHO DO RETROCESSO - UMA AVALIAÇÃO DA PROPOSTA DE REGULAMENTO TÉCNICO DA CBBC!!

















Amantes do Basquete em Cadeira de Rodas no Brasil.

Acabei de ler a proposta de regulamento da CBBC para os anos de 2015, 2016 e 2017 !

Lamentável a forma como está se promovendo o sucateamento de nossa modalidade , dos clubes e principalmente dos ATLETAS..a quem deveríamos buscar preservar e dar melhores condições de jogo.

Relaciono a seguir o que entendo que seja um retrocesso na proposta apresentada pela CBBC aos Clubes filiados, veja cada item:
  • FIM DOS REGIONAIS - O que se previa a muito tempo está proposto, o fim dos Regionais e a criação de duas "Conferências"...uma Norte/Nordeste e outra com as demais regiões do País...Centro/Sul/Sudeste.
  • FIM DA DIVISÃO DE ACESSO - A 3ª Divisão passaria a ser a porta de entrada para os Campeonato Brasileiros, sendo que 6 equipes, viriam dos 3 primeiros colocados nas competições das recém propostas Conferências..passaríamos dos atuais 48 clubes participantes de brasileiros, para 36 clubes em 2016.
  • SORTEIO DO RANKING - Continua proposto como forma de definição das chaves dos brasileiros o critério do sorteio...sendo que no caso da 2ª  Divisão estão propondo o sorteio para definir a posição de todos os clubes nas chaves. Por que não se usa o ranking dos resultados do ano anterior??
  • CHAVES DE 3 EQUIPES - Se propõe ainda continuar realizando as competições em 4 dias...com 12 equipes...e para tanto utilizando a famigerada  forma de competição de 4 chaves de 3 clubes... neste caso uma das equipes  de cada chave jogaria duas vezes no mesmo dia...com equipes descansadas..(isso já aconteceu o ano passado , inclusive na 1ª divisão)
  • REGIME DESUMANO - Não sei se todos tem sabem..mas o regulamento já prevê um intervalo de 3 horas para descanso entre um jogo e outro da mesma equipe..lamentável..o que pode acontecer é a seguinte situação: Uma equipe treina o ano todo, participa de um campeonato onde as chaves serão de 3 times...faz somente dois jogos, e no caso de perder a primeira partida, joga a segunda no mesmo dia..com um intervalo de 3 horas e no caso de perder o jogo já está desclassificada da competição. Isso se agrava, pois com a forma de sorteio..ela pode cair numa "chave da morte"...

Espero que os atletas pressionem seus dirigentes,  promovam este debate em cada clube para que decisões que serão tomadas na Assembléia do dia 18 de maio reflitam uma novo horizonte de desenvolvimento e tragam o melhor para o bem do basquete em cadeira de rodas no nosso país.

As mudanças passam necessariamente por um nova forma de gestão da CBBC, em que se busque principalmente garantir maiores recursos para se promover competições de basquete e não "maratonas" de resistência.

A HORA É ESSA!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por contribuir com sua opnião!!!