quinta-feira, 21 de julho de 2016

MEU COMPROMISSO MAIOR É COM OS ATLETAS - O QUE TAMBÉM É BOM PARA OS CLUBES - ENTENDAM O PORQUE ?


Resultado de imagem para relógio dos escravos

















Prezados amantes do Basquetebol em Cadeira de Rodas Brasileiro,

Gostaria de destacar um grande problema, que ao meu ver temos enfrentado e que está relacionado a forma de competição que tem sido praticado nos campeonatos oficiais da CBBC. Trata-se do intervalo de descanso das equipes entre uma partida e outra. Com o formato das competições constituídos em chaves de 3 equipes e com a fase classificatória acontecendo em 2 dias, na prática o que tem acontecido é que uma das 03 equipes joga duas vezes no mesmo dia, com outras duas equipes, que só jogam uma partida no mesmo período...algo que deveria ser inaceitável por parte dos clubes..


Cito como exemplo o fato real acontecido na Copa Centro-Sul-Sudeste que terminou neste último final de semana. A equipe da Aparecidense, jogou no primeiro dia de competição, duas vezes, com equipes que só jogaram uma partida.. Sendo que a primeira partida terminou às 10:00 h  e às 14:00 h a equipe voltou a jogar, isto é, 4 horas após o término da primeira partida, com o agravante de que neste período a equipe ainda fez sua refeição (almoço)...é sensato submeter uma equipe e seus atletas a esta escala de jogos??

No primeiro dia outras equipes também jogaram com intervalo de 4:00 e 4:30...entre os jogos e na maioria dos casos com uma refeição (almoço) dentro deste período de intervalo. 

Algo mais grave aconteceu no segundo dia de jogos: A equipe de Niquelândia, disputou a definição do primeiro lugar da chave B, em uma partida que terminou por volta das 13:00. Duas horas depois teve que entrar em quadra novamente para a disputa da Semi Final (15:00)...e neste período a equipe fez sua refeição (almoço)...algo Desumano...

Resultado de imagem para relógio dos escravos











Situações como estas comprometem a condição técnica das equipes pois as submetem a uma escala de jogos que impossibilita a recuperação fisiológica dos atletas, aqueles que deveriam em primeira instância ser preservados, para que fosse garantida, antes de tudo , a integridade física dos mesmos e por consequência a qualidade técnica de sua performance dentro da própria competição.

Veja a tabela final da Copa Centro-Sul- Sudeste:













Um dos compromisso que tenho firmado com todos que tenho conversado é de que em minha gestão, à frente da CBBC, trabalharei para que nas competições sejam dados no mínimo 14 horas entre o final de uma partida e o retorno de uma equipe a quadra para outro jogo. Na prática essa medida garante que se tenha um período de descanso mínimo entre um jogo e outro, preservando os atletas que são os atores principal do Basquetebol em Cadeira de Rodas...

Isso servirá também como critério para a homologação de competições por parte da CBBC.




















Um comentário:

  1. aposto que nenhum organizador.ou dirigente que faz parte do atual quadro da cbbc entrou em quadra//////////!!!

    ResponderExcluir

Obrigado por contribuir com sua opnião!!!