quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

ENTREVISTA COM MÁRIO BALTHAR - EX-ATLETA E LUTADOR PELO BCR BRASIL.


Mais uma entrevista com quem constrói a historia do Basquetebol em Cadeira de Rodas do Brasil.

Mário Balthar, ex-atleta, ex-dirigente técnico de equipes de BCR, trabalhou na CBBC com a transmissão de jogos das competições pela Internet, um agrande lutador pelo desenvolvimento do BCR no Brasil.

Vamos acompanhar nas suas respostas nesta entrevista e saber o que pensa este grande e ilustre carioca, do Morro do Santo Cristo, rubro-negro e Candango de coração:

LF - Como você avalia o desenvolvimento atual do Basquetebol em Cadeiras de Rodas no Brasil, continua sendo o "esporte paraolímpico nº 1” ?

Mário Balthar -  No contexto geral é bom, mas precisamos de continuidade. Ainda acredito que o Basquete continua sendo o esporte paraolímpico nº 1 do Brasil, mas estamos vendo outras modalidades chegando e aparecendo e isso pode mudar o quadro no futuro.

LF - Você foi o pioneiro da transmissões dos jogos pela Internet, por que voce acha que as transmissões não estão acontecendo, voce acredita que é viável fazer este tipo de transmissões?

Mário Balthar -  Bem ter sido o pioneiro nas transmissões dos jogos pela internet, foi atendendo um pedido da galera que votaram na época numa enquete no site da CBBC pela transmissão.
O porquê de não estar sendo transmitido hoje, somente a CBBC pode responder.
Mas que é muito viável e a custo baixo, realizar as transmissões.  Temos público para isso e já mostramos anteriormente.

LF - O que voce pensa sobre a organização do Calendário Oficial do Basquetebol em Cadeira de Rodas no Brasil?

Mário Balthar -  Olha como tudo na nossa vida tem que ter planejamento e quando isso não acontece pagamos pelos problemas que possa acontecer.  Um calendário independente de ser esportivo ou não tem que ser planejado e divulgado com antecedência, para dar aos possíveis patrocinadores opção para investir ou não, mas com tempo hábil, até porque eles também fazem planejamentos com os calendários anuais divulgados.

LF - Na sua visão como está o investimento nas categorias de base do Basquete em cadeira de rodas?

Mário Balthar -  Tenho acompanhado mesmo de longe o renovação, mas acredito que ainda temos um lacuna muito grande, porque precisamos de recursos para poder ajudar os clubes a investirem em novos valores, porque sabemos que os clubes carecem de recursos para manter e renovar seu plantel.

LF - Como voce vê o investimento nas formação de novos profissionais, técnicos, árbitros e classificadores em nosso país?

Mário Balthar -  Isso tem que ser constante, vi esse trabalho no Rúgbi onde durante o Brasileiro aconteceram vários eventos com os profissionais envolvidos trocando experiências.


LF - Como voce vê os resultados da Seleção Masculina que não foi a Paraolimpíadas de Londres em 2012, não foi no último Mundial e também não estará no PRÓXIMO?

Mário Balthar -  Bem, eu vejo como um ciclo.  O nosso basquete está passando por uma transformação. Infelizmente não veremos o Brasil (masculino) nas competições importantes internacional, mas tenho certeza que com um trabalho sério que acredito que a CBBC esteja realizando estaremos colhendo os frutos lá na frente, mas para isso não pode faltar um planejamento eficaz de longo prazo.


LF - E a Seleção feminina, a que se deve os resultados melhores que o masculino nos últimos anos?

Mário Balthar -  Bem a Seleção feminina como todos sabem, tem a base da equipe do Caju que realiza um grande trabalho a muito tempo.
Manter em atividade 4 equipes, sendo 2 masculinas e 2 femininas é mérito do Caju.
Com base nisso e com atletas convocadas de outras equipes femininas, a Seleção feminina se torna forte e acredito que chegará a hora do tão sonhado título Mundial e Paraolímpicos.

Bem eu continuo acreditando numa Seleção tanto masculina como feminina forte.  Mas temos que lembrar que os artistas do espetáculo são os atletas, técnicos, árbitros e classificadores.  Ainda temos tempo para fazer bonito em 2016, juntos clubes e CBBC poderão fazer a diferença.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por contribuir com sua opnião!!!